[AL CE] Move Ceará recebe demandas rurais e turísticas em Guaraciaba do Norte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O município de Guaraciaba do Norte recebeu, nesta quarta-feira (04/05), mais um encontro regional do projeto Move Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa e da plataforma de negócios TrendsCE. Realizado no auditório do Sindicato de Trabalhadores Rurais da cidade, o evento reuniu representantes dos setores produtivos do agronegócio e agricultura Familiar e de turismo e logística da Serra da Ibiapaba.

A coordenadora do Move Ceará, Mariana Chaves, destacou que o encontro pretende ouvir as principais demandas setoriais da região da Serra da Ibiapaba, salientando que o local é um grande polo frutífero e de floricultura. “O nosso objetivo, com esse projeto, é colher o máximo de demandas regionais possíveis para conseguir alavancar a economia do Ceará”, apontou a coordenadora.

O Move Ceará, segundo ela, surgiu com a ideia do diálogo, a partir da necessidade de identificar as principais carências dos setores prioritários de cada macrorregião do Estado. “Estamos viajando para 14 macrorregiões cearenses, para escutar e saber o que cada região está precisando e como podemos ajudar enquanto poder público”, explicou.

Para a secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia, Luíza Martins, o papel do Poder Legislativo estadual no projeto Move Ceará é visitar as macrorregiões do Estado e fazer uma escuta ativa dos atores da cadeia produtiva cearense, dentro das áreas prioritárias de cada localidade.

O prefeito de Guaraciaba do Norte, Adail Machado, parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa de estar presente nos municípios cearenses, demonstrando preocupação em participar do desenvolvimento e do progresso das diversas regiões do Estado. “É muito importante que a Assembleia colha essas demandas regionais, para depois fazer o levantamento e os estudos sobre o que fazer com as nossas potencialidades, na perspectiva de desenvolver ações efetivas para a resolutividade do que foi apurado”, acrescentou.

A expectativa, com essa articulação entre os municípios e o Poder Legislativo do Estado, ainda segundo ele,  “é alcançar ações concretas em Guaraciaba do Norte e toda a região”.

Na avaliação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba do Norte, Jair Boto Cruz, a questão da comercialização é um dos maiores gargalos do setor na região, necessitando ser aprimorado. “O know-how nós temos. As tecnologias de produção nós temos. A principal demanda é a questão da comercialização, que ainda é um gargalo significativo”, salientou.

De acordo com o secretário, o que tem prejudicado essa comercialização é a existência de atravessadores, que lucram em cima dos produtores “Nós defendemos que os próprios produtores possam distribuir a sua produção diretamente para os supermercados e os centros distribuidores. Nós queremos acabar com a presença desses atravessadores na nossa cadeia produtiva”, enfatizou.

A carência na área técnica como o principal problema a ser resolvido na em Croatá, foi apontada pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, Domingos Onofre. “Nós precisamos preparar os nossos agricultores para que possam ter uma produção melhor e uma produtividade maior”, comentou.

O secretário de Cultura e Turismo do município, Daniel Carvalho, ressaltou que Croatá é uma cidade nova e que, embora tenha crescido muito na área turística, ainda apresenta um potencial muito grande para se desenvolver mais.

“Com o apoio de parceiros, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE) e o Banco do Nordeste (BNB), nós estamos nos estruturando, orientando comerciantes e toda a cadeia produtiva do turismo na região”, informou, complementando que ainda são necessários mais investimentos para a área.

“Nós precisamos de investidores que acreditem em cidades que não são tão fortes no turismo, pois temos a perspectiva de que logo a nossa área cultural e turística vai ser alavancada, recebendo investimentos para desenvolver a cidade de Croatá”, assinalou Daniel Carvalho.     

MOVE CEARÁ

Resultado da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará.

A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Já foram realizados encontros regionais em Fortaleza, Crato, Camocim, Aracati, Baturité, Canindé, Quixeramobim, Crateús, Tauá e Itapipoca. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.