[Blog do Lauriberto] MoveCE vai amanhã a Limoeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Projeto Move Ceará discute, nesta terça-feira (10), às 10 horas, em Limoeiro do Norte, as potencialidades e vocações econômicas da região do Vale do Jaguaribe. O encontro, que acontecerá no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade, conta com a presença de representantes dos setores de agronegócio e agricultura familiar, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e metalmecânica da macrorregião, formada por 15 municípios.

Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o Vale do Jaguaribe é uma das três macrorregiões cearenses com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita, de 14 milhões em 2019. A região é fértil, pois conta com o maior e mais importante rio cearense, o Jaguaribe.

A potência agrícola do Vale do Jaguaribe é evidenciada pela participação da atividade na economia de seus municípios, como Limoeiro do Norte, que registrou 3,4% de participação sobre o valor total da agropecuária cearense. O resultado contribuiu para o município ocupar o terceiro lugar do ranking, atrás de Beberibe, no Litoral Leste, e Tianguá, na Serra da Ibiapaba.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o Vale do Jaguaribe participou com 11,58% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) da atividade no Ceará, com destaque para a produção de frutas e por ser a principal bacia leiteira do Ceará. Ainda no mesmo ano, a macrorregião contribuiu com 3,51% no PIB estadual. O Vale do Jaguaribe se destaca na fruticultura, produção de leite e derivados, metalurgia, cerâmica vermelha, aquicultura e pesca, além do turismo.

MOVE CEARÁ – Resultado da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará.

A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Já foram realizados encontros regionais em Fortaleza, Crato, Camocim, Aracati, Baturité, Canindé, Quixeramobim, Crateús, Tauá, Itapipoca e Guaraciaba do Norte. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/2022/05/movece-vai-amanha-limoeiro.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.