Boletim informativo para o setor de Turismo no Sertão de Canindé

O Move Ceará

O Move Ceará é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que busca, por meio de seu Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e em parceria com a TrendsCE, promover o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável dos diversos segmentos do setor produtivo cearense. Em 2022, ao longo de sua primeira fase de execução, o Move Ceará realizou um trabalho meticuloso em todo o Estado, analisando informações valiosas coletadas de instituições renomadas e identificando 1.569 demandas a partir de uma ampla escuta ativa junto aos setores econômicos nos territórios. Esse levantamento inicial foi crucial para o desenho do Move CE II, que agora propõe um total de 392 projetos estratégicos.

Um olhar sobre os números

A figura abaixo ilustra a distribuição dessas demandas e projetos por regiões de planejamento.

A figura a seguir, por sua vez, ilustra essa mesma distribuição de demandas e projetos, mas sob o recorte dos setores econômicos consultados.

Oportunidades para setores e territórios – Turismo no Sertão de Canindé

  • Desenvolvimento e diversificação de produtos turísticos: o desenvolvimento de produtos turísticos diversificados é crucial para aumentar a atração da região durante o ano todo. Fazer isso não apenas impulsiona o turismo, mas também fomenta atividades econômicas correlatas. Rotas que exploram pinturas rupestres, trilhas e outros atrativos culturais e naturais podem criar um nicho muito específico e atraente.
  • Turismo religioso e cultural: Canindé já tem uma forte ligação com o turismo religioso, especialmente através da romaria de São Francisco. Integrar isso ao setor turístico pode maximizar os benefícios econômicos e sociais. A ideia de transformar Canindé em uma “Nova Assis” tem um potencial enorme para posicionar a cidade como um centro internacional de peregrinação e cultura.
  • Apoio ao empreendedorismo local: apoiar microempreendedores e empresas locais é vital para criar uma base sólida para o turismo. Articulações como linhas de crédito e formação empresarial são aspectos importantes para viabilizar negócios sustentáveis no longo prazo.
  • Capacitação e inventário turístico: investir na formação da rede hoteleira e gastronômica elevará os padrões de qualidade, fazendo da cidade um destino mais atraente. Além disso, um inventário turístico completo facilita o planejamento e a gestão do turismo local.
  • Revitalização e planejamento do Turismo: o envolvimento do SEBRAE na elaboração do Plano Municipal de Turismo é um forte indicativo da busca por um modelo de turismo que seja sustentável, estratégico e bem planejado.
  • Infraestrutura e urbanização: melhorar a infraestrutura básica e turística, como a urbanização do caminho e o entorno da estátua de São Francisco, cria um ambiente mais acolhedor e seguro para os visitantes, o que pode, por sua vez, incentivar o retorno e a recomendação do destino.
  • Promoção e engajamento comunitário: a festa anual das árvores é uma excelente iniciativa que une turismo e sustentabilidade, incentivando a comunidade local a participar ativamente na preservação e promoção da região.
  • Transformação educacional: fazer de Canindé uma cidade universitária pode atuar como um motor de desenvolvimento econômico e social, além de oferecer um ambiente mais cosmopolita e atraente para turistas.

Tratativas em curso

  • Integração das oportunidades mapeadas ao Plano Plurianual (PPA): a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará deve buscar o alinhamento estratégico das iniciativas e projetos identificados pelo Move Ceará ao Plano Plurianual (PPA) do governo estadual. Isso visa garantir uma execução sustentável e financiada dessas propostas, colocando-as em consonância com as metas mais amplas de desenvolvimento do Estado.
  • Mobilização das comissões parlamentares para a realização de audiências públicas: é crucial que as comissões parlamentares específicas sejam mobilizadas para a análise aprofundada das propostas do Move Ceará. Isso deve incluir a convocação de audiências públicas para debater os projetos com todas as partes interessadas, desde a sociedade civil até setores produtivos e acadêmicos. Essa etapa é vital para garantir transparência, contribuições múltiplas e refinamento das propostas.

A Assembleia e a TrendsCE se comprometem a manter uma comunicação transparente e contínua sobre os avanços do Move Ceará, garantindo que os setores econômicos e territórios respectivos estejam atualizados e possam participar ativamente do processo de desenvolvimento estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicionar uma nova atividade

ID*
Titulo*
Descrição
Status*
Vencimento da Atividade*
Grupos*
Regiões*
Endereço*