Criação de ovinos e caprinos é destaque no Sertão dos Inhamuns

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tauá, na macrorregião do Sertão dos Inhamuns, é o município cearense que possui o maior rebanho efetivo tanto de ovinos quanto de caprinos. Aproximadamente 6% da produção estadual em ambas as produções vem do município. Em 2006, segundo dados do último Censo Agro (IBGE), o estado possuía 38.114 estabelecimentos agropecuários que trabalhavam com caprinos.

A região dos Inhamuns foi reconhecida oficialmente como Área de Criação Qualificada de Caprinos e Ovinos pela Lei Estadual Nº 15.803, de 2015. Maior centro de produção do Estado e um dos maiores do Nordeste, a região tem o reconhecimento oficial da qualidade do rebanho, o que estimula o desenvolvimento da atividade e possibilita a conquista de novos mercados.

Anualmente, Tauá promove a Feira de Negócios de Ovinos e de Caprinos (Festberro), no parque de Exposições. O evento movimenta a economia local e atrai compradores do Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo dados da Produção Pecuária Municipal (PPM), pesquisa do IBGE, o Ceará possuía, em 2016, o quarto maior rebanho de caprinos do país, com 1,13 milhão de cabeças. O estado ocupava a mesma posição no que diz respeito ao efetivo de ovinos, contando com 2,31 milhões de animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.