O Estado: AL lança hoje iniciativa para fortalecer a economia do CE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Será lançado hoje o Move CE, iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará que tem como principal objetivo impulsionar articulações para fortalecer a economia cearense durante o período de retomada do crescimento. O projeto, elaborado em parceria com a plataforma TrendsCE, está sendo posto a cabo em diálogo com diferentes áreas da produção econômica no estado e também vai contar com a atuação dos parlamentares da casa. A cerimônia ocorre a partir das 9h, na sede do Parlamento cearense.

O deputado Evandro Leitão (PDT), atual presidente da Assembleia, destaca que serão ouvidos representantes do setor produtivo das 14 macrorregiões do Estado. “Este é um momento importante para conhecer as demandas e acelerar o crescimento econômico e a geração de empregos neste momento em que a pandemia perde força”, afirma. “Isso é possível a partir da construção de pontes entre atores da iniciativa privada e poder público”, comenta o presidente.
Para o presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, deputado Tin Gomes (PDT), essa é uma forma de dialogar com atores da economia para conhecer os gargalos e as oportunidades. “Algumas demandas podem ser resolvidas com iniciativas legislativas ou mesmo a partir de articulação junto ao Poder Executivo”, declara.

Marcos André Borges, CEO da TrendsCE, adianta que o projeto vai reunir, em uma plataforma virtual, documentos importantes, análises do cenário econômico e o passo a passo das conversas que serão realizadas com empresários e microempreendedores. “A TrendsCE já tem expertise no assunto. A parceria com a Assembleia Legislativa, que ecoa as demandas do povo cearense, permite aprofundar os debates em torno da retomada do crescimento e evitar a recessão econômica prevista nos prognósticos para 2022”, aponta. Ainda segundo ele, os detalhes da metodologia serão apresentados no lançamento do projeto.

Energia
Há, em meio a isso, outras iniciativas sendo discutidas na casa legislativa relacionadas ao desenvolvimento econômico e sustentável em diferentes áreas do estado. O projeto “Energia Solar para todos” foi discutido nesta segunda-feira (22) pela Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Assembleia Legislativa da Assembleia Legislativa, com o debate tendo atendido a solicitação do presidente da Comissão, deputado Bruno Pedrosa (PP).

De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa democratizar o acesso à energia solar no Ceará para a população de baixa renda. Segundo ele, a população convive com alta no valor da energia elétrica e com serviços de baixa qualidade. “Segundo o Ibope 93% da nossa população quer produzir a sua própria energia e, assim, há demonstração de demanda social para este projeto”, assinalou. O parlamentar anunciou, no fim do debate, que vai levar o assunto ao governador Camilo Santana em reunião a ser marcada para discutir a implantação da proposta no estado.

Segundo o idealizador do projeto, Robert Burns, a Energia Solar foi implantada em vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas. Para ele, os recursos para a instalação do beneficio “existem” e que por isso a energia foi instalada em 72 municípios do estado de São Paulo em conjuntos habitacionais e comunidades carentes. Ele defendeu ainda que o acesso à energia solar para as comunidades pode gerar uma economia no valor de até 90% na conta de em energia elétrica.

O deputado federal, Pedro Bezerra (PTB), ressaltou a necessidade de democratizar a energia solar para a população de baixa renda. O parlamentar salientou que a energia solar é uma demanda dos dias de atuais, entretanto, ainda está segmentada e setorizada. “Queremos democratizar isso, não é mais algo fantasioso, é algo que está presente em vários lugares e precisa-se democratizar”, reforçou.

Fonte: https://oestadoce.com.br/politica/al-lanca-hoje-iniciativa-para-fortalecer-a-economia-do-ce/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.