[O Estado CE] Move Ceará chega ao Litoral Leste

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Move Ceará chega, amanhã, terça-feira (15/03), ao município de Aracati, para dialogar com representantes dos setores produtitovs do Agronegócio, Turismo, Infraestrutura e Economia do Mar da macrorregião do Litoral Leste. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE chega à macrorregião, formada por seis municípios, para debater as áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico local.

Representantes dos setores produtivos da Economia do Mar, do Agronegócio e Agricultura Familiar, da Logística e do Turismo terão suas demandas ouvidas no encontro, que acontecerá no Teatro Francisca Clotilde, a partir das 9h. Marcada pelos domínios naturais de planície litorânea, tabuleiros costeiros, a macrorregião Litoral Leste ocupa uma área de cerca de 4 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado, com densidade demográfica de 44,06, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017.
Dentre as vocações econômicas da região, destacam-se o turismo, a pesca (lagosta), a carcinicultura, além do artesanato têxtil, sobretudo na fabricação de redes para dormir.

Com sua diversidade de vocações econômicas, a macrorregião registrou a participação de 2,07% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB de aproximadamente R$ 3 milhões, de acordo com levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus seis municípios, sobretudo nos setores de Economia do Mar e Agronegócio e Agricultura Familiar, que serão debatidos de forma prioritária pelo quinto encontro regional do Move CE. Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Calendário
Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro-Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe). Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Serviço
Encontro Move Ceará – Macrorregião Litoral Leste
Data: 15 de março de 2022
Local: Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697 – Centro, Aracati
Horário: 9h – Turismo e Economia do Mar/ 11h – Agronegócio e Logística

Fonte: O Estado CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.