[O Estado CE] Move Ceará debate desenvolvimento econômico local do litoral oeste

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Move Ceará visita, nesta terça-feira (03/04), o município de Itapipoca, no litoral oeste do Estado, para discutir junto ao setor produtivo investimentos para o desenvolvimento econômico local.
O evento será às 9h, no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). A cidade é uma das principais na macrorregião litoral oeste.

CDL em Itapipoca
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o litoral oeste ocupa uma área de oito mil quilômetros quadrados de extensão, com densidade demográfica de 43, 26. Os municípios que compõem a macrorregião são Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Pentecoste, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a macrorregião registrou a participação de 2, 68% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2018, com PIB que ultrapassa a marca de quatro milhões.

Uma das principais vocações econômicas na macrorregião é a agropecuária, sobretudo em Itapipoca, Itapajé e Uruburetama. Em 2018, Itapipoca ocupava o nono lugar no ranking entre os municípios com maior participação na agropecuária total do Estado. O Turismo e Economia do Mar também movimentam os municípios da macrorregião, com destaque para os destinos litorâneos conhecidos nacional e internacionalmente, como Paracuru e Amontada.
O Move Ceará já realizou encontros com representantes de setores produtivos no sertão dos Inhamuns, nas cidades de Crateús e em Tauá, no Litoral Norte, nos municípios de Marco, Camocim e Jericoacoara, também esteve no Crato, e em Aracati. O 1º encontro do Move Ceará aconteceu em Fortaleza, em dezembro de 2021, e teve como tema ações para a macrorregião da Grande Fortaleza.

Projeto
Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.
Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Rota pelo Estado
Nas próximas semanas, o Move Ceará percorrerá outras três macrorregiões cearenses. Iguatu (centro-sul), Tianguá (Serra da Ibiapaba), e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe) estão no cronograma de visitação. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www. movece. com. br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

SERVIÇO

Encontro Move Ceará – Macrorregião Litoral Oeste
Data: 3 de maio de 2022
Horário: 9h – Agronegócio e Agricultura Familiar/11h – Turismo e Economia do Mar
Onde: Auditório da CDL de Itapipoca.R. José Romero, 428 – Estação, Itapipoca – CE

Fonte: https://oestadoce.com.br/politica/move-ceara-debate-desenvolvimento-economico-local-do-litoral-oeste/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.