O município de Marco, localizado na macrorregião do Litoral Norte do Ceará, é reconhecido como um dos maiores polos do setor de movelaria do Norte e Nordeste do país e o principal polo moveleiro do Ceará, destacando-se pela fabricação de móveis como uma de suas principais atividades econômicas.
A movelaria é um dos setores que serão priorizados pelo encontro do Move Ceará na Macrorregião Litoral Norte, marcado para os dias 15 e 16 de fevereiro, e que promoverá articulação entre a Assembleia e o setor produtivo local.
Com extensão territorial de mais de 500 km², Marco concentra aproximadamente 50 empresas pertencentes ao segmento moveleiro, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). A cidade localiza-se dentro da abrangência do baixo Acaraú e limita-se ao Norte com o município de Bela Cruz, ao Sul com os municípios de Morrinhos e Senador Sá, ao Leste com o município de Acaraú e ao Oeste com Granja.
O Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Marco apresenta diversidade de produtos, destacando-se pela produção de estofados, móveis residenciais, armários de cozinha, móveis elaborados com Ratan e alumínios para serem decorados em varandas, vidraçarias, etc. De acordo com dados do IPECE, Marco tem o 8º maior Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis do país.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o setor moveleiro gerou 2000 empregos diretos em Marco, representando 37% dos empregos formais do município. Os principais insumos usados na cadeia produtiva de Marco são madeira, compensado, MDF, tintas, verniz, tecidos, espuma e ferragens.
Fabricantes Associados de Marco (FAMA)
Com cerca de 30 empresas filiadas atuando no Polo Moveleiro de Marco, a associação Fabricantes Associados de Marco (FAMA) se tornou famosa pela fabricação de móveis residenciais, produzindo estofadas, móveis salas de jantar, dormitórios e outros móveis elaborados com madeira, fibras naturais, vidro, ferro e alumínio.
Sendo reconhecido como o 8º polo moveleiro do Brasil, o setor de movelaria de Marco reúne cerca de 50 empresas de pequeno, médio e grande porte que que são responsáveis com faturamento anual de R$ 180 milhões na região. Além disso, o Polo atende não só o município, mas também o mercado nacional e exterior, comercializando com países como México, Porto Rico, Estados Unidos, Portugal e Alemanha.