[Blog do Lauriberto] Move CE encontra Setor Produtivo do Sertão Central

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Move Ceará, projeto da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e da Plataforma de Negócios TrendsCE, chega à Macrorregião do Sertão Central, formada por 13 municípios, para debater estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico local. 

Representantes dos setores produtivos do Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo, Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) participarão dos encontros que irão acontecer nesta quinta-feira (7) e sexta (8 de abril), em Quixeramobim e Quixadá.

Os encontros acontecerão em:

  • Quinta (7) no Auditório da Escola Coronel Humberto Bezerra, em Quixeramobim, receberá, às 10 horas, representações dos setores de Agricultura Familiar, Agronegócio e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Os setores de Turismo e Saúde terão suas demandas ouvidas no mesmo local, à tarde, a partir das 13 horas. 
  • Na sexta (8), o Move Ceará se reúne com o setor de TICs, às 10 horas, na Sala Multiuso do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Quixadá.

O território do Sertão Central abrange uma área de 15.678,4 quilômetros quadrados e é formado pelos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole. A população total corresponde a 374.160 habitantes, sendo que 43,83% deste total vivem em áreas rurais, ou seja, aproximadamente 164 mil habitantes, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.

Entre as vocações econômicas da macrorregião, a Agropecuária ocupa destaque, sobretudo por pela significativa parcela de população rural. Dentre os municípios nos quais a atividade econômica tem maior participação, destaca-se Milhã, com percentual de 29,99% de participação agropecuária na economia local registrado em 2018 pelo Instituto de Pesquisa do Estado do Ceará (Ipece). Em 2019, a macrorregião alcançou a participação de 2, 64% no Produto Interno Bruno (PIB) do Ceará. A Pecuária Leiteira movimenta a economia local, com destaque para Quixeramobim, que produz em média 200 mil litros diários.

O destaque da Macrorregião na Economia Cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento da macrorregião como polo de desenvolvimento tecnológico, atraindo o investimento de grandes nomes do setor da tecnologia da inovação do País.

Quixadá é referência em formação no Estado e conta com 51 cursos de graduação em diversas instituições como UFC, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e outras instaladas na Região. Marcado para esta quinta (7 de abri)l, o encontro no Sertão Central reunirá os principais representantes do Setor Produtivo de Agronegócio e Agricultura Familiar, Saúde, Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para pensar em ações de fomento à Economia da macrorregião.

Entre os temas que serão discutidos para o desenvolvimento regional do Sertão Central, destacam-se ainda o desenvolvimento da Economia da Ovinocaprinocultura, da pecuária bovina leiteira, o desenvolvimento da Economia do Mel e a Geração de Emprego e Renda.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o MoveCE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o Projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 Encontros Regionais, um em cada Macrorregião Cearense.

Calendário – Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Sertão Central

Quinta-feira (7 de abril). Escola Humberto Bezerra – Auditório. Rua Coronel Teófilo Lessa, 2276 – Quixeramobim.

10 horas – Agronegócio e Agricultura Familiar e TICs.

13 horas – Turismo e Saúde.

Sexta-feira (8 de abril), às 10 horas. UFC-Campus Quixadá – Sala Multiuso. Avenida José de Freitas Queiroz, 5003 – Quixadá.

Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/2022/04/movece-encontra-setor-produtivo-do.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.