[Blog do Lauriberto] Move Ceará debate com setores estratégicos do Maciço de Baturité

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) realiza, nesta quinta-feira (24 de março), mais uma edição do Move Ceará, iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, da Assembleia Legislativa, em parceria com a plataforma de negócios TrendsCE.


O evento acontece a partir das 9 horas, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Baturité, em dois horários: às 9 e às 13 horas. O encontro vai reunir representantes do Agronegócio, Agricultura Familiar, Educação, Turismo e Mineração. Durante o encontro, serão debatidas possíveis ações que possam promover o desenvolvimento da economia local.


Desses setores que participam do Move Ceará em Baturité, o maior destaque fica com a Agropecuária, que é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da macrorregião. O PIB do Maciço representa, atualmente, cerca de 2% do PIB do Estado.


A região ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado e é formada pelos municípios de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. O Maciço de Baturité tem os domínios naturais das serras úmidas e secas e dos sertões como suas características geoambientais dominantes.


O Move Ceará já realizou encontro com os representantes de setores produtivos do Litoral Norte, nos município de Marco, Camocim e Jericoacoara, para tratar sobre os principais desafios para o desenvolvimento dos setores de Economia do Mar, Movelaria, Agronegócio e Agricultura Familiar e Turismo e Eventos na macrorregião.

Também esteve no Crato, para discutir sobre a economia cearense e traçar metas para a retomada do crescimento com geração de emprego e renda na macrorregião do Cariri. Em Aracati, promoveu diálogo com representantes dos setores produtivos do Agronegócio, Turismo, Infraestrutura e Economia do Mar da macrorregião do Litoral Leste. O 1º encontro do Move Ceará aconteceu em Fortaleza, em dezembro de 2021, e teve como tema ações para a macrorregião da Grande Fortaleza.


MOVE CEARÁ – Resultado de parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. O projeto busca priorizar ações de curto prazo por meio de diálogo com os principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir de 14 encontros regionais, realizados em cada macrorregião cearense.

PRÓXIMOS ENCONTROS – O Move Ceará deve realizar encontros nos municípios de:

  • Iguatu (Centro-Sul).
  • Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu).
  • Tianguá (Serra da Ibiapaba).
  • Quixeramobim (Sertão Central).
  • Canindé (Sertão de Canindé).
  • Crateús (Sertão de Crateús).
  • Tauá (Sertão dos Inhamuns).
  • Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará, que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos da parceria em desenvolvimento no Estado.SERVIÇO

  • Encontro Move Ceará – Macrorregião Maciço de Baturité.
  • Avenida Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa, 160 – Sanharão, Baturité – CE (Campus do IFCE).
  • Quinta-feira (24 de março).
  • 9 horas (Debate sobre Agronegócio e Agricultura Familiar e Educação).
  • 13 horas (Debate sobre Turismo e Mineração).

Fonte: Blog do Lauriberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.