Turismo religioso impulsiona setor de comércio e serviços no Sertão de Canindé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O ano de 2022 tem trazido perspectivas positivas para o setor do Turismo no Brasil, que começa a reagir no período pós-pandemia. A pesquisa mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que entre maio e agosto de 2021 o acúmulo já aponta uma alta de 49,1%. Nesse cenário, o turismo religioso também celebra o momento de retomada. É o caso da cidade de Canindé, localizada na macrorregião Sertão de Canindé, que atrai milhares de fiéis católicos em peregrinação todos os anos.

Dados da Prefeitura indicam que o pico de turistas na cidade ocorre durante os festejos de São Francisco das Chagas, no mês de outubro. São milhares de romeiros que vêm de carro, ônibus e até a pé para visitar a estátua de São Francisco, um dos maiores monumentos sacros do mundo, com 30 metros de altura.

A festa de São Francisco em Canindé movimenta não só o setor turístico, com os cerca de 400 mil turistas que passam pela cidade no período. Como consequência natural do protagonismo do turismo, o setor de serviços agrega um enorme valor no desenvolvimento econômico. De produtos religiosos a roupas, calçados, adereços e alimentos. Tudo pode ser visto em barracas lojas espalhadas pela cidade. Em Canindé, por exemplo, o Turismo representa 71,36% do PIB municipal e, juntamente com o comércio, gera 38% dos postos de trabalho. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTUR), Canindé é o principal ponto de romaria do Ceará. A cidade chega a receber três milhões de devotos por ano, enquanto Juazeiro do Norte apenas 2,5 milhões. Esse documento foi divulgado por ocasião do Encontro Nacional realizado na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais no mês de maio de 2015, intitulado o turismo e sua fé.

Novo atrativo

A Basílica de São Francisco, construída no início do século XX; a estátua de São Francisco das Chagas, medindo 30,25 metros; e a Casa dos Milagres, local onde são ofertadas centenas de ex-votos, que são objetos que simbolizam as graças alcançadas, a Praça dos Romeiros, Mosteiro das Clarissas, são as principais atrações religiosas para quem vai à Cidade de Canindé.

O roteiro já conhecido irá ganhar um novo atrativo com o Monumento de Santo Antônio que está sendo erguido no município de Caridade. O complexo religioso está em construção pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e, quando finalizado, vai compor a rede de equipamentos da Secretaria da Cultura (Secult).

O Monumento de Santo Antônio faz parte das ações do Governo do Ceará para valorização do patrimônio cultural cearense e expansão do turismo religioso e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.