[Blog do Lauriberto] Move Ceará sobe a Serra da Ibiapaba para encontrar setor produtivo da macrorregião

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nesta quarta-feira (4), o Move Ceará chega a Guaraciaba do Norte, na macrorregião Serra da Ibiapaba, para debater as estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico da macrorregião. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e da plataforma Trends CE reúne representantes dos nove municípios da região para ouvir as demandas dos setores produtivos de Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo e Logística. O encontro irá acontecer no auditório do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Guaraciaba do Norte, a partir das 10 horas.

A Serra da Ibiapaba ocupa uma área de cerca de 5 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado, com densidade demográfica de 62,68, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará são os municípios que compõem a macrorregião, que tem grande diversidade de vocações econômicas.

O município de São Benedito é referência na produção de Flores (rosas), enquanto Viçosa do Ceará se destaca na produção de cachaça e como destino turístico, assim como Ubajara e Ipu. Em 2019, a macrorregião registrou a participação de 2,87% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB que ultrapassa a marca de 4 milhões, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tianguá ocupava o décimo lugar entre os municípios com maior PIB per capita no referido ano.

A agropecuária e a agricultura familiar são vocações econômicas de maior evidência na macrorregião. Em 2019, Guaraciaba do Norte ocupava o quarto lugar no ranking entre os municípios cearenses com maior participação na agropecuária. Além disso, os setores de Turismo e Logística abrem possibilidades para impulsionar a economia da região, que é conhecida pela prática do Ecoturismo.

O Projeto – Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Rota pelo Estado – Nas próximas semanas, o Move Ceará percorrerá outras duas macrorregiões cearenses. Vale do Jaguaribe e Centro-Sul. Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Serra da Ibiapaba
Quarta-feira (4 de maio de 2022)
10 horas – Agronegócio e Agricultura Familiar/ 14h – Turismo e Logística
Auditório do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Guaraciaba do Norte.Avenida 12 de Maio, 329.

Informações: coord.move@trendsce.com.br

Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/2022/05/move-ceara-sobe-serra-da-ibiapaba-para.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.