[Repórter Ceará] Move Ceará chega em Quixeramobim para debater prioridades do setor produtivo do Sertão Central

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Move Ceará, projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE, chega nesta semana à macrorregião do Sertão Central, formada por treze municípios, para debater estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico local.

Representantes dos setores produtivos do Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo, Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) participarão dos encontros, que irão acontecer em dois municípios: Quixeramobim, na quinta-feira, 07, e Quixadá, na sexta-feira, 08. O objetivo é pensar em ações de fomento à economia da macrorregião.

Entre os temas que serão discutidos para o desenvolvimento regional do Sertão Central destacam-se ainda o desenvolvimento da economia da ovinocaprinocultura, da pecuária bovina leiteira, o desenvolvimento da economia do mel e a geração de emprego e renda.

Em Quixeramobim, o encontro será no auditório da Escola Coronel Humberto Bezerra, às 10h, com representações dos setores de Agricultura Familiar, Agronegócio e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Os segmentos de Turismo e Saúde terão suas demandas ouvidas no mesmo local, à tarde, a partir das 13h.

Na sexta-feira, em Quixadá, o Move Ceará se reúne com o setor de TICs às 10h, na Sala Multiúso do campus da Universidade Federal do Ceará no município.

O território do Sertão Central abrange uma área de 15.678,4 km² e é formado pelos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole. A população corresponde a 374.160 habitantes, sendo que 43,83% desse total vivem em áreas rurais, ou seja, aproximadamente 164.000 habitantes, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.

Entre as vocações econômicas da macrorregião, a agropecuária ocupa destaque, sobretudo pela significativa parcela de população rural. Dentre os municípios com maior presença no setor, destaca-se Milhã, com 29,99% de participação agropecuária na economia local, registrada, em 2018, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Em 2019, a macrorregião alcançou a participação de 2,64% no PIB do Ceará. A pecuária leiteira movimenta a economia local, com destaque para o município de Quixeramobim, que produz em média 200 mil litros diários.

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento da macrorregião como polo de desenvolvimento tecnológico, atraindo o investimento de grandes nomes do setor da tecnologia da inovação do País.

O município de Quixadá é referência em formação no Estado e conta com 51 cursos de graduação em diversas instituições, como Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e outras instaladas na região.

Resultado da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Serviço

Encontro Move Ceará – Macrorregião Sertão Central

Quixeramobim

Data: 7 de abril de 2022
Local: Escola Humberto Bezerra – Auditório. R. Cel. Teófilo Lessa, 2276 – Quixeramobim
Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar e TICs /13h – Turismo e Saúde

Quixadá

Data: 8 de abril de 2022
Local: UFC – Campus Quixadá – Sala Multiúso. Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Quixadá
Horário: 10h

Fonte: http://www.reporterceara.com.br/2022/04/06/move-ceara-chega-em-quixeramobim-para-debater-prioridades-do-setor-produtivo-do-sertao-central/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.