Move Ceará dialoga com entidades de classe e com setor de turismo do Sertão de Sobral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O primeiro dia do terceiro encontro regional do Move Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará em conjunto com a plataforma TrendsCE, debateu, em formato remoto, as áreas prioritárias ligadas ao setor produtivo dos 18 municípios da macrorregião do Sertão de Sobral. Durante a manhã, a equipe dialogou com representantes das entidades de classe da região e, no período da tarde, foram priorizadas ações para o desenvolvimento do setor de turismo.

Estiveram presentes na reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Cultura e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do município de Sobral também participaram da reunião de priorização de temas para o setor produtivo da macrorregião.

Entre os temas discutidos, destacaram-se mapeamento das potencialidades regionais na economia da moda e do setor de confecções, sobretudo no município de Frecheirinha e no distrito de Taperuaba, no município de Sobral, a identificação das vocações no setor industrial além do fomento à competitividade do setor de energias renováveis.

A Secretaria de Turismo do município de Sobral levantou a necessidade da integração do turismo comunitário na macrorregião. Rachel Rodrigues, gerente de fomento ao Turismo e Economia Criativa na Secretaria do município, destacou o potencial de crescimento da região neste setor. 

“A gente tem como objetivo o desenvolvimento do ecoturismo e o turismo de base comunitária. A comunidade tem potencial enorme, então queremos que a própria população local se envolva nos trabalhos de transporte, alimentação e todos os aspectos que envolvem o turismo, mas de base comunitária. Também é muito importante trabalhar a formação e a capacitação desses agentes nas próprias comunidades”, ressaltou Rachel.

Segundo a secretaria, quatro distritos se destacam no potencial ecoturístico: Aracatiaçu, Taperuaba, Bilheira e Jordão. Todos estão localizados no município de Sobral.

América Rodrigues, da Secretaria do Trabalho e Desenvolviento Econômico de Sobral, apontou que um dos potenciais que mais contribuem muito com a economia de Sobral é a economia da moda. “Hoje a CDL de Sobral contribui muito com a categoria e as associações também representam essas confecções que são muito fortes nos distritos de Sobral e nos municípios vizinhos. Existe uma tendência de evolução muito grande no setor, mesmo com o período pandêmico”, pontuou.

O diálogo com o setor produtivo da macrorregião do Sertão de Sobral continua nesta terça, 1/02, em dois horários: durante a manhã, a partir das 10h, o Move Ceará irá conduzir a priorização de temas e ações com os representantes do setor de saúde, e a partir das 14h debaterá especificamente com o setor de energias renováveis, identificando as ações de curto prazo que devem ser executadas para acelerar o desenvolvimento da macrorregião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.