[O Povo] Move Ceará debate desenvolvimento do Litoral Norte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O programa Move Ceará, da Assembleia Legislativa, por meio da parceria do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos com a plataforma de negócios TrendsCE, promove nesta terça-feira (15) e na quarta-feira (16) o debate de ações prioritárias para o desenvolvimento da macrorregião do Litoral Norte, formada por 13 municípios: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca. O encontro será realizado de maneira remota, em dois horários, às 10 horas e às 15 horas.

O Move CE reunirá representantes dos setores de agronegócio e agricultura familiar, turismo e eventos, movelaria e economia da região que concentra cerca de 4% da população de todo o Estado, de acordo com levantamento divulgado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município de Marco apresenta destaque no setor moveleiro, com maior concentração produtiva de móveis dentre os municípios da macrorregião. O turismo, por sua vez, é uma das vocações da macrorregião com maior destaque em Jijoca (onde se localiza a Vila de Jericoacoara) e em Camocim. O setor de confecções é destaque em Morrinhos, enquanto a carcinicultura (criação de crustáceos) e a pesca ganham maior proeminência em Acaraú e Camocim.

Com diversidade de vocações econômicas, a macrorregião participa em 2,72% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB de aproximadamente 4 milhões, de acordo com levantamento divulgado em 2019 pelo Ipece e pelo IBGE.

Calendário

Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Aracati (Litoral Leste), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos da parceria em desenvolvimento no Estado.

Serviço

Encontro Move Ceará – Macrorregião Litoral Norte
Data: Terça-feira (15) e quarta-feira (16)
Horário: 10h e 15h
Informações: [email protected]
Formato remoto

Fonte: O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.