[PÚBLICO A EVENTOS] Move Ceará dialoga com setores estratégicos da macrorregião Sertão de Canindé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O município de Canindé recebe a equipe do Move Ceará na próxima quinta-feira, 31, para encontro com o setor produtivo local. Os setores de Turismo, Comércio e Agronegócio da Macrorregião do Sertão de Canindé, formada por seis municípios, terão suas demandas ouvidas e priorizadas em mais um encontro regional do Move CE, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE, que dá continuidade em sua rota pelo Estado. O encontro acontece em dois momentos: às 9h e às 13h, no auditório da Câmara De Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé.

Formada por seis municípios, a região de Sertão de Canindé saiu da 10ª posição em 2002 para a 14º em 2018 entre as regiões de planejamento com menor PIB per capita, se mantendo nesta posição também em 2019, com um PIB per capita de R$9.148,08. Destaca-se ainda que o PIB per capita da região de Sertão de Canindé corresponde a 36,4% do PIB per capita da região da Grande Fortaleza.

Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti são os municípios que compõem a macrorregião, que tem os domínios naturais dos sertões e das serras secas. Entre as vocações econômicas da macrorregião, a agropecuária participa em 8% no total das atividades.

O Sertão de Canindé também vive o protagonismo do turismo religioso na economia local, sobretudo no município de Canindé, que chega a receber 1 milhão de visitantes durante a festa que celebra o padroeiro do município, São Francisco de Assis. O Turismo representa 71,36% do PIB municipal e, juntamente com o comércio, gera 38% dos postos de trabalho.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece),o setor de serviços é responsável por 41,37% de todas as atividades econômicas da macrorregião.A potencialidade de crescimento dos setores prioritários da macrorregião será debatida pelo próximo encontro regional do Move CE. Marcado para o dia 31 de março, o encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia local.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Calendário
Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Sertão de Canindé
Data: 31 de março de 2022
Local: R. Raimundo Costa Ribeiro, 2194
Horário: 9h (Turismo e Comércio)
13h (Agronegócio)
Foto: divulgação

Fonte: https://publicoa.com.br/publico-a-eventos-move-ceara-dialoga-com-setores-estrategicos-da-macrorregiao-sertao-de-caninde/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.