Agropecuária participa em 10% do PIB do Maciço de Baturité

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A macrorregião do Maciço de Baturité, formada por 13 municípios, ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado.  Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção são os municípios componentes da macrorregião, que tem os domínios naturais das serras úmidas e secas e dos sertões como suas características geoambientais dominantes. O Maciço de Baturité será a próxima parada do Move Ceará, que chega à região serrana para conhecer as demandas do setor produtivo local.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a atividade agropecuária é responsável por 10% do PIB da macrorregião. O Produto Interno Bruto (PIB) do Maciço representa, atualmente, cerca de 2% do PIB do Estado.

De acordo com estudo socioeconômico feito pelo Sebrae, o Maciço de Baturité produz cerca de 101 mil toneladas de produtos de Lavoura permanente. Desse valor, a banana é responsável por 90 mil toneladas. Sozinho, o produto responde por 87,4% da produção regional, gerando pouco mais de R$ 41 milhões para a economia local. Os maiores produtores do produto estão sitiados em Redenção, Baturité, Pacoti e Aratuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.