Encontro reúne setores de Economia do Mar e Turismo em Jericoacoara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A equipe do Move CE chegou a Jericoacoara na manhã desta quarta-feira, 23, para realizar encontro com o setor de Economia do Mar e Turismo e Eventos da macrorregião do Litoral Norte. A reunião contou com a participação de entidades de classe e secretarias de diferentes pontos da macrorregião, formada por 13 municípios. Na ocasião, os setores apresentaram as principais demandas de curto e médio prazos para o desenvolvimento local.

“O Move é um trabalho inédito, porque os planos de desenvolvimento que vem sendo feitos lançam olhar para o Ceará como um todo, e nós estamos olhando para cada macrorregião individualmente, o que é algo muito mais específico e assertivo”, explicou Luiza Martins, secretária do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, que apresentou o Move Ceará para o setor produtivo do Litoral Norte no início do encontro.

A Secretária Executiva explicou ainda que, após cada visita e encontro nas macrorregiões, será produzido um manifesto contendo as principais demandas levantadas pelos setores ouvidos. O documento será apresentado a Casa Legislativa. “A gente quer ouvir todas essas demandas de curto prazo. Viemos aqui para ouvi-los”, enfatizou.

Luiza citou a importância de incluir novos municípios da macrorregião na “Rota das Emoções”, um programa do Sebrae que propõe um roteiro turístico formado por 14 municípios entre os Estados de Ceará, Piauí e Maranhão. “Precisamos incluir ainda mais o o potencial da macrorregião nesse grande trade turístico”, pontuou.

O Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Jericoacoara, Juscelino Mota, comemorou a passagem do Move Ceará pelo município. “Essa união da sociedade civil com grupos organizados é o que nos fortalece para fazer o que há de melhor para nosso destino turístico”, disse.

A reunião com o setor de Turismo e Eventos ainda contou com a presença de Marcelo Brandão, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio do município de Cruz. “Hoje nós estamos no topo, estamos aqui pra somar forças. Cruz precisa muito de recursos para estradas, iluminação, saneamento. O turista quer chegar no destino quer um hotel limpo, um transfer bacana, pra curtir tudo isso e levar a saudade para outras pessoas que se interessem e venham conhecer também. E isso depende muito da integração dos nossos municípios”, ressaltou.

As demandas de Acaraú foram apresentadas pelo Secretário de Turismo e Cultura do município, Edinilton Araújo. “A principal demanda é o acesso para lá. No Acaraú a gente tem turismo forte na região da Barrinha e Castelhano mas o Acaraú é bem maior que isso. E a gente só tem desenvolvimento quando tem acesso”, comentou.

O Secretário destacou a importância de criar subsídios para que os proprietários de caminhonetes recebam mais incentivos para a sua capacitação e para que haja uma rotatividade maior de equipamentos de transporte de turistas, oferecendo mais conforto para os visitantes.

Os desafios vividos pelo município de Itarema no setor de Turismo e Eventos também foram levantados pela Técnica da Secretaria de Turismo, Pesca e Meio Ambiente da cidade, Valda Costa. “O principal desafio é a sazonalidade. A gente quer trazer o turista em outros períodos e não apenas na alta estação”. Para buscar soluções, a técnica apresentou a proposta de novos investimentos no ecoturismo e no turismo rural para o município, incentivando projetos e atividades como festivais culturais e prática de atividades esportivas como kitesurf.

“É hora de aproveitar essa oportunidade pra identificar as demandas e seguir firme adiante. O governo deveria criar junto da Secretaria do Desenvovimento Agrário (SDA) uma linha de crédito para os pescadores troquem os motores das embarcações e que eles tenham GPS para identificar os pontos de pesca de maneira mais fácil”, propôs Danilo Menezes, Secretário de Aquicultura e Pesca do município de Jijoca de Jericoacoara.

Após a passagem pelo Litoral Norte, o Move Ceará se prepara para realizar seu quinto encontro com o setor produtivo, desta vez na macrorregião Litoral Leste, com sede em Aracati. O encontro deve acontecer no próximo dia 15 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.