Move Ceará mobiliza setores econômicos da macrorregião Grande Fortaleza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A macrorregião Grande Fortaleza, composta por 19 municípios, será tema do próximo encontro do Move Ceará, que irá debater as principais demandas e ações para o desenvolvimento econômico local. O último encontro regional realizado pelo projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma TrendsCE irá ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de junho em três cidades diferentes da macrorregião: Fortaleza, Aquiraz e Paracuru

O encontro reunirá representantes dos sete setores produtivos priorizados pelo projeto e que estão contidos nos estudos revisitados pelo Move Ceará: Agronegócio, Economia do Mar, Turismo, Saúde, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação e Logística. O encontro também inclui a escuta do setor de Economia de Moda, realizada especificamente no município de Fortaleza.

A Grande Fortaleza ocupa uma área de cerca de 7 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado e ultrapassa a marca de 4 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante e Trairi são os municípios que compõem a macrorregião, que reúne grande diversidade de vocações econômicas.

A capital Fortaleza é o único município do Nordeste que se encontrava entre os dez maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019, com uma participação de 0,91%, o que representava R$ 67,4 bilhões do total do país, de R$ 7,3 trilhões. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) realizado em dezembro de 2021, entre os dez municípios com maior participação no PIB do Ceará, sete pertencem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são eles: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Aquiraz e Horizonte

O Move Ceará

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Plataforma

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Grande Fortaleza

Fortaleza

Quando: 07/06/22

Onde: Assembleia Legislativa do Ceará – Auditório Murilo Aguiar. Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza.

Horário: 9h: Agronegócio e Agricultura Familiar/ 10h30: Turismo e Economia do Mar/ 14h: Logística e Tecnologias da Informação (TICs)/ 15h: Economia da Moda

Aquiraz

Quando:08/06/2022

Onde:Auditório do Senac Aquiraz. R. Pedro Brasil, 210 – Lot. Rota do Mar, Aquiraz.

Horário: 9h: Agronegócio e Agricultura Familiar/ 10h30:Turismo e Economia do Mar

Paracuru

Quando: 09/06/2022

Onde: Auditório do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Paracuru. Rua Dez – Paracuru.

Horário:9h30: Agronegócio e Agricultura Familiar. 10h30: Economia do Mar e Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.