Setores produtivos do Vale do Jaguaribe encontram equipe do Move CE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O projeto Move Ceará, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE, chegou ao município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, nesta terça-feira,10. O encontro reuniu lideranças locais do agronegócio, agricultura familiar, metalmecânica e tecnologia da informação e comunicação (TICs) de diversas cidades da região.

Entre as demandas que mais foram mencionadas pelos participantes do encontro, a assistência técnica e retorno do programa de universalização das cisternas, para a agricultura familiar e agronegócio, foram algumas das principais necessidades levantadas.

De acordo com o secretário de Agricultura de Iracema, Antônio Flávio Maia, a cultura do leite tem destaque na economia do Vale do Jaguaribe e tem muito potencial pra crescer. Para isso o acesso ao crédito, ressaltou o secretário, é uma das demandas mais urgentes para os produtores. “O crédito é um dos pontos primordiais. Essa parceria com os bancos na área rural é importantíssima, mas, infelizmente, é algo que demora, às vezes, anos. O produtor está desestimulado com a burocracia, e a própria Assembleia poderia ajudar nesse sentido”, disse.

Mesmo com os avanços na agricultura e pecuária, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte, Luiz Mendes, pontuou que ainda há muita dependência de apoio do poder público. “Precisamos de financiamentos mais favoráveis, apoio nesse sentido por parte do Governo do Estado; os kits de irrigação, tão importantes para os produtores, não chegam de fato a quem precisa; necessitamos de programas de irrigação mais fortes. Temos um lençol freático alto e bom, e trazer mais poços profundos é um apoio importante para todos”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.