O destaque da cadeia produtiva da saúde do Cariri

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Cariri participa com 11,90% do emprego de serviços médicos, odontológicos e veterinários no Ceará, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referentes ao ano de 2016. 

O levantamento mostra que, no Estado, os serviços de saúde se encontram melhor distribuídos entre as regiões de planejamento. A cadeia produtiva de saúde, que aproxima bem-estar social e inovação, é um dos setores priorizados pelo Segundo Encontro Regional do Move Ceará – Macrorregião Cariri, marcado para esta terça, 11.

O estudo do MTE identifica também a expansão do Cariri no setor de saúde e o declínio da participação da Grande Fortaleza, embora a região permaneça líder do setor e concentradora em serviços mais diversificados e complexos de saúde. Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha também contam com uma expressiva rede de hospitais conveniados com o SUS  e clínicas particulares. A construção do Hospital Regional do Cariri (HRC), inaugurado em 2011, sinaliza uma expansão recente da cadeia de serviços de saúde na macrorregião.

De acordo com os estudos da plataforma Ceará 2050, a dinamização mais recente do Cariri deve-se à presença de grande contingente de profissionais na área de saúde e de cursos superiores de Medicina na região, o que tem atraído diversas atividades da cadeia produtiva da saúde. Ou seja, a região tem um importante poder polarizador nos serviços médicos, odontológicos e veterinários, uma vez que seus municípios atraem clientela de diversos outros municípios do Ceará e dos estados circunvizinhos.

O avanço no domínio de novas tecnologias de produtos, medicamentos, procedimentos, equipamentos, diagnósticos, implantes, transplantes, entre outros, são algumas das principais oportunidades identificadas pelo Ceará 2050 para o desenvolvimento da macrorregião nas próximas décadas.

A partir do trabalho de equipes interinstitucionais, articulando laboratórios acadêmicos de alta qualificação, os hospitais contribuem para o progresso científico e são uma importante fonte de inovações, principalmente pela solução de problemas e pela superação de gargalos. 

O segundo encontro regional do Move Ceará também espera reunir o setor produtivo da saúde para discutir o papel do setor na economia do Estado, o sistema de produção e distribuição de serviços de saúde e o impacto de investimentos em saúde no Cariri, lançando as bases para o crescimento econômico da macrorregião nos próximos anos.


Segundo Encontro Move Ceará – Macrorregião do Cariri
Local: Auditório do CEJA – Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira
Avenida José Alves de Figueiredo, S/N Centro – Crato, Ceará
Data: 11/01/2022
Hora: 10 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.